Esgrima

A esgrima é um esporte de combate em que o objetivo é tocar o adversário com uma lâmina ao mesmo tempo que se evita ser tocado por ele. Existem três armas de esgrima: o florete, a espada e o sabre, diferindo no formato da lâmina, nas zonas do corpo onde um toque é válido, e também como as armas funcionam.

A espada é uma arma de estocada, ou seja, os pontos são válidos somente se o adversário for tocado com a ponta. Apareceu na idade média, nos combates dos corredores dos castelos, onde o espaço estreito formou a necessidade de combater lateralmene. Tornou arma olímpica em 1900, para homens, e em 1996, para mulheres. O toque é válido em todo o corpo. É a menos veloz entre as três armas, devido principalmente ao alto grau de tática empregada em seus combates, sacrificando a velocidade pela estratégia.

220px-Fencing_epee_valid_surfaces.svg

O florete é uma arma originalmente para treinamento, e surgiu aproximadamente 200 anos após a espada e o sabre. Também é uma arma de estocada, como a espada, mas como o sabre, é uma arma de convenção. Entende-se como convenção em esgrima a situação onde quem ataca primeiro possui a prioridade – quando o ataque é simultâneo e com sucesso, ganha o ponto quem iniciou o ataque primeiro. Sua superfície válida limita-se ao tronco, frente e verso. É muito veloz, e seus praticantes usualmente possuem grande elasticidade. É arma olímpica desde 1896, para os homens, e em 1924, para mulheres. 

220px-Fencing_foil_valid_surfaces_2009.svg

O sabre é uma arma originalmente de cavalaria. Dessa forma, sua superfície válida é em qualquer parte da cintura para cima. É uma arma de estocada e de corte. Também é uma arma de convenção, como o florete. Demanda velocidade e muita potência, motivo que grande parte dos treinadores não inicia crianças nessa arma. Está no programa olímpico desde 1896, para homens, e em 2004, para mulheres.

220px-Fencing_epee_valid_surfaces.svg

O material de esgrima a observância das regras de segurança é a garantia de que não ocorrerão acidentes durante qualquer treinamento ou combate. O material está apresentado a seguir.

300px-Fencing_equipment

1 – jaqueta

2 – luva

3 – fio de corpo

4 – armas

5 – calça

6 – jaqueta

7 – plastron